Método

O GPSJor foi um projeto de pesquisa-ação, isto é, os pesquisadores trabalharam integrados aos seus interlocutores na sociedade. Desta forma, a mídia de Joinville não foi apenas nosso objeto de estudo, mas também atuamos para mobilizar pessoas e organizações que queiram criar uma experiência inovadora de comunicação local.

Para isso, de 2016 a 2020, nossa equipe recorreu a um conjunto de técnicas para colher junto aos cidadãos as suas percepções, impressões, expectativas e conceitos: aplicamos questionários online, fizemos entrevistas exploratórias e em profundidade, motivamos e organizamos grupos de trabalho, e realizamos debates públicos com representantes da sociedade joinvillense.

A metodologia pode ser resumida assim:

Revisão bibliográfica: leitura e fichamento de artigos e livros nacionais e internacionais que tratam de temáticas como crise no jornalismo, novos modelos de negócio, relacionamento da mídia com seus públicos, participação da audiência, governança, midiatização, credibilidade, hábitos de consumo de informação, entre outros aspectos.

Revisão documental: leitura e fichamento de relatórios, manuais e documentos de organizações de notícia sobre inovação no jornalismo, sustentabilidade, engajamento do público, entre outros temas.

Reuniões periódicas para leituras e discussões conceituais: realizadas a partir de Florianópolis, onde se encontra a maior parte da equipe, esses encontros têm ainda a presença online em tempo real dos pesquisadores de Joinville, Ponta Grossa (PR) e Canela (RS). As reuniões são registradas em atas e servem para estreitar o entendimento das leituras e para encorajar insights. Acontecem a cada três semanas, em média.

Reuniões periódicas de planejamento e exceção de tarefas: são encontros mais executivos e operacionais, e acontecem sob o mesmo formato das reuniões para leitura e discussão conceitual. São realizadas a cada dois meses ou quando há demandas emergenciais.

Entrevistas exploratórias: foram realizadas 21 entrevistas deste tipo em Joinville entre julho e agosto de 2016, tendo em vista critérios sócio-econômicos.

Survey online não representativa: aplicada entre outubro de 2016 e março de 2017, colheu respostas de 387 pessoas, sendo 75% delas com ensino superior ou pós-graduação.

Survey por amostragem: aplicada entre dezembro de 2016 e abril de 2017, colheu dados de 543 participantes com amostra representativa da sociedade de Joinville.

Debates públicos: promovidos e realizados nas dependências do Ielusc em outubro de 2016, julho de 2017 e novembro de 2018, esses debates reuniram representantes de camadas organizadas da sociedade para discutir o projeto e para conhecer seus resultados parciais.

Grupos de trabalho: criados a partir do segundo debate público (de julho de 2017), quatro GTs com até oito participantes cada reuniram-se em três ou quatro sessões para discutir os dados da pesquisa e propor sugestões. Os encontros se deram entre agosto a outubro de 2017 nas dependências do Ielusc em Joinville.

Entrevistas em profundidade: foram realizadas 23 entrevistas deste tipo na cidade, tendo em vista captar impressões e expectativas de sujeitos que representassem diferentes estratos da sociedade. Assim, foram ouvidos 1 trabalhador doméstico de baixa formação escolar, 1 operário de baixa formação escolar, 1 comerciário de baixa formação escolar, 1 padre/sacerdote, 1 pastora, 1 proprietário de meio de comunicação, 1 gestor de meio de comunicação, 1 especialista em Tecnologia da Informação, 1 pequeno anunciante de mídia, 1 grande anunciante de mídia, 1 ambientalista, 1 social influencer, 1 representante de associação de moradores, 1 representante de movimento estudantil e cultural, 1 representante da Câmara de Dirigentes Lojistas, além de representantes dos movimentos sociais de negros e feministas/LBGTs, e de publicitários de agências de variados portes. As entrevistas foram todas presenciais e realizadas entre novembro de 2017 e fevereiro de 2018.

Seminários internos: eventos de imersão de um dia cada realizados anualmente para integração da equipe de pesquisadores, operacionalização de objetivos e definição de estratégias.

Alguns dos nossos conceitos e resultados da pesquisa já são conhecidos e têm sido divulgados em eventos acadêmicos, aulas, relatórios à comunidade e publicações científicas. Eles podem ser conferidos aqui.

A pesquisa foi concluída em maio de 2020.