Equipe do GPSJOR conclui a pesquisa e prepara livro

Os pesquisadores do Projeto GPSJOR concluíram no final de maio a pesquisa que foi iniciada em 2016. Nos três anos de realização, a equipe espalhada em três instituições – UFSC, Ielusc e UEPG – se debruçou sobre a realidade de Joinville para estudar as condições locais de oferta de informação e projetar bases para um jornalismo de novo tipo. “Os resultados que colhemos foram muito importantes para entender também como o público enxerga e se relaciona com o jornalismo local”, completa Rogério Christofoletti, um dos coordenadores do projeto.

Em três anos de estudos, a equipe lançou mão de várias técnicas de pesquisa, como entrevistas exploratórias e em profundidade, enquetes pela internet e grupos focais. Foram realizados três eventos públicos em Joinville, o que permitiu o aprofundamento dos debates, o recolhimento de mais dados e a apresentação de alguns resultados da pesquisa.

Os pesquisadores publicaram artigos em revistas científicas e capítulos de livros, e apresentaram partes da pesquisa em eventos nacionais e internacionais (conheça aqui alguns dos resultados). “Agora, estamos trabalhando na edição de um livro para concluir os trabalhos”, completa Christofoletti. Sob o título “Governança, Produção e Sustentabilidade: um estudo sobre o jornalismo no Sul do Brasil”, a obra é composta por capítulos escritos por 13 autores, e será lançada ainda este ano pela Editora Insular.

Leave a Reply