Pesquisadores apresentam resultados no 17º Encontro Nacional da SBPJor

A equipe do GPSJor apresenta os resultados da pesquisa no encontro deste ano da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), em sessão coordenada proposta pelos participantes do projeto. A mesa “Trabalho e Identidade dos Jornalistas: em busca de modelos de governança social para superar a crise na profissão” vai discutir com pesquisadores de todo o país as descobertas do trabalho de campo e os aspectos metodológicos que nortearam cada uma de suas etapas. O encontro acontece entre os dias 6 e 8 de novembro de 2019 na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia (GO).

A discussão proposta pela coordenada gira em torno aos padrões de interação constante com os públicos, sua crescente influência no trabalho dos jornalistas no futuro, e como eles podem ser base para modelos de governança social do jornalismo. O primeiro artigo, Governança social do jornalismo: uma experiência de pesquisa-ação multimétodos no sul do Brasil, expõe a metodologia da pesquisa, composta por sete técnicas de investigação distintas, avaliando a efetividade da estratégia do projeto e as dificuldades encontradas em sua realização (autoria de Jacques Mick, Carlos Castilho, Luisa Meurer Tavares e Felipe Simão Pontes). Os demais artigos apresentam as descobertas em cada um das dimensões da governança, a partir do trabalho de campo:

Governança editorial do jornalismo: as demandas dos públicos em Joinville (SC), escrito por ngelo Ribeiro, Kérley Winques e Raíssa Turci, discute as demandas de audiência, fontes e patrocinadores para os veículos jornalísticos de Joinville (SC), a partir de quatro eixos de análise: a) reconhecimento; b) procedimento; c) narração; e d) transparência.

Engajamento e circulação de notícias: reflexões sobre o papel do jornalista na promoção da participação dos públicos, produzido por Andressa Kikuti Dancosky, analisa como jornalistas podem atuar para promover engajamento de seus públicos, explorando as formas possíveis de participação da sociedade nos processos do jornalismo, as demandas dos públicos por oportunidades de interação e as críticas aos modelos já existentes.

Gestão e controle: demandas dos públicos em Joinville (SC) sobre governança no jornalismo, por Rogerio Christofoletti, Marília Crispi de Moraes e Mariana Rosa, se concentra sobre os modos de gerenciamento das organizações de notícia, se debruçando também sobre os possíveis impactos destes sobre a produção do conteúdo jornalístico. A comunicação extrai do trabalho de campo possibilidades para aprimoramento de instrumentos e dispositivos de transparência e participação social nos processos de tomada de decisão no jornalismo.

Governança Financeira e de Sustentabilidade: para além das mudanças estruturais e escolhas políticas das organizações, escrito por Samuel Lima e Lívia Vieira, reflete sobre a sustentabilidade financeira do jornalismo de qualidade, sem fins de lucro, na internet. Partindo da questão-problema “as pessoas estão dispostas a pagar por jornalismo de qualidade?”, examinam os dados das entrevistas em Joinville (SC), que mostram consenso quanto à pertinência da cobrança por notícias e o desejo por informação de qualidade, indicando algumas formas de sustentabilidade.

A mesa proposta pelos pesquisadores do projeto apresenta cinco dos quase vinte artigos que a Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade Profissional dos Jornalistas aprovou este ano, divididos em quatro comunicações coordenadas. Entre os temas tratados no conjunto das mesas, além dos modelos de governança, estão as novas perspectivas de estudo em trabalho e identidade no jornalismo, os novos vínculos do jornalista no mercado de trabalho, e a questão de autonomia e constrangimentos no exercício da profissão. As pesquisas da rede aprovadas no encontro contam com participantes de 11 instituições (USP, UTFPR, UFSC, UERJ, UNIP, UFC, UNB, UNISINOS, UFRGS, IELUSC, UEPG). A relação dos trabalhos aprovados em 2019, em sessões livres e coordenadas, pode ser encontrada aqui.