Deu na Revi: Grupos de Trabalho elaboram propostas para jornalismo de novo tipo

Texto: Marília Crispi de Moraes

Representantes dos quatro grupos de trabalho (GTs) do projeto de pesquisa GPSJor – Governança, Produção e Sustentabilidade para um Jornalismo de Novo Tipo – reuniram-se na noite de ontem para sintetizar os resultados de discussões que vêm sendo realizadas desde o final de julho. Esses grupos de jornalistas e outros membros da sociedade civil foram formados a partir do 2º Debate Público sobre Jornalismo, realizado em junho. Na ocasião, houve apresentação dos resultados de uma pesquisa que revelou avaliações dos joinvilenses em relação à mídia.

A formação dos GTs, conforme o professor Jacques Mick (UFSC), um dos coordenadores da pesquisa, serviu para estreitar ainda mais o diálogo com a sociedade, iniciado nos debates. “Nos encontros, os participantes discutiram e propuseram formas de transformação e fortalecimento do jornalismo local, a fim de permitir maior participação dos cidadãos na constituição de um modelo de jornalismo diferente do convencional sistema-empresa”, explicou Mick.

Durante as reuniões, os grupos discutiram quatro eixos: governança editorial, mobilização, gestão e sustentabilidade. Adequações de linguagem, parcerias entre jornalistas e outros profissionais, engajamento do público, valorização de fontes que não costumam ser ouvidas pelos veículos convencionais, fortalecimento do jornalismo independente são alguns dos direcionamentos já apontados.

Os grupos voltam a se reunir no final de setembro para finalizar suas propostas. No dia 7 de outubro, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, Ielusc e Universidade Estadual de Ponta Grossa realizam um seminário, em Florianópolis, para debater os relatos dos GTs e organizar o terceiro seminário público para apresentação dos resultados à sociedade joinvilense.

Produção científica
A edição de agosto de 2017 da Brazilian Journalism Research traz artigo sobre a pesquisa GPSJor, assinado por Jacques Mick e Luísa Tavares. O texto mostra como o conceito de governança pode ajudar a compreender melhor as dificuldades que afetam as organizações jornalísticas e seus profissionais. A revista é uma publicação da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), tem acesso aberto e gratuito, e circula com edições em português e inglês. O artigo está disponível aqui.

(Reproduzido da Revi)

One comment