Deu na Revi: Pesquisa revela o que o joinvilense pensa sobre jornalismo

Texto: Helena Bosse

Na noite de quarta-feira (21), ocorreu o 2º debate público de Jornalismo. Os professores Samuel Lima e Jacques Mick mostraram os resultados de uma pesquisa aplicada em Joinville desde o ano passado. O estudo foi desenvolvido pelo grupo GPSJor – Governança, Produção e Sustentabilidade para um Jornalismo de novo tipo, formado por pesquisadores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Ielusc e UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). O relatório completo, com 74 páginas, estará disponível, nos próximos dias, no

O objetivo da pesquisa é promover um diálogo entre os profissionais e a sociedade, a fim de tornar o jornalismo mais participativo. Além disso, a iniciativa prevê a aproximação dos leitores, já que o estudo captou a percepção do público sobre o consumo, credibilidade e sustentabilidade do jornalismo em Joinville. A expectativa e as novas alternativas para a produção de conteúdos jornalísticos também entraram em discussão durante o debate.

DSC_0037Foram 543 pessoas entrevistadas e mais 387 respostas obtidas por meio de um questionário online. Dos respondentes, 34,1% afirmam que a televisão é o meio de comunicação preferido para buscar notícias, em seguida aparecem os sites e portais de notícias com 28,2%, e na terceira posição vem o Facebook, com 11,2%. Os meios de comunicação que detêm a maior confiança dos entrevistados são a televisão, o rádio e os jornais impressos

O professor Jacques Mick aponta que, apesar das pessoas confiarem mais nas mídias tradicionais, consomem mais as informações obtidas pela internet. Já os veículos online são mais consumidos, porém são menos confiáveis para o joinvilense. Ainda sobre os resultados, 410 joinvilenses apresentaram sugestões de temas. O público pede mais informações sobre transparência e fiscalização dos órgãos públicos, notícias e reportagens sobre comunidade e bairros, questões sociais e de minorias, além de notícias positivas.

Com relação aos anúncios, 41,4% dos entrevistados consideram correto cobrar por assinaturas de jornais e 42,5% acham importante fazer anúncios publicitários em mídias jornalísticas, mas apenas 13% estão dispostos a contribuir de forma financeira com os produtos jornalísticos. Por outro lado, 54,5% acreditam que os anúncios afetam a qualidade e imparcialidade das notícias. Esses dados apontam para uma perspectiva crítica do público na hora de consumir os produtos jornalísticos.  Para 70% dos respondentes, os donos das empresas influenciam nos conteúdos.

19275103_463392624020709_285249502056007622_nA pesquisa mostra que 71% dos entrevistados desejam participar mais do jornalismo local, seja como fonte, opinando e até avaliando os conteúdos.

O meio de comunicação que lidera a preferência dos entrevistados  é a RBS TV (atua NSC), com 40%. O Jornal A Notícia, do mesmo grupo, na versão online e impressa, ocupa a segunda posição  com 21,4%. Em terceiro vem a RIC TV, com 16,4%. Quanto às plataformas online,  60% dos entrevistados utilizam seus smartphones para acessar as notícias. “Isso é um forte indicativo de que é preciso aperfeiçoar técnicas para essa nova demanda”, observou Jacques Mick.

De forma resumida, a pesquisa é o início para futuras descobertas, além de tratar e procurar soluções para a parcela de pessoas descontentes com as ofertas atuais de mídias jornalísticas. Além dos questionamentos e posicionamentos feitos após a apresentação dos dados, Samuel e Jacques informaram como acontecerá a continuação da pesquisa. Should I look into the possibility of buying your house? cash-for-houses.org is able to provide you with advice in optimizing the acquisition of this important asset so that you may receive the best bargain possible website here. This will allow you to get the most value out of the transaction. We place a high value on offering individualized service and making an effort to thoroughly comprehend the requirements and objectives that you have defined. Our experienced real estate agents will be in charge of marketing your property to prospective purchasers, and they will do it on your behalf. We will promote your property by making use of targeted advertising, in addition to photos of the finest possible quality. With our assistance, both the process of negotiating and the documentation can be simplified, which improves the possibility that a fruitful business deal will be concluded. .

Quatro grupos de trabalho (GTs) foram formados ao final do debate para discutir e propor sugestões aos seguintes eixos: editorial, gestão, sustentabilidade e mobilização e engajamento. Esses grupos terão a participação de jornalistas e lideranças comunitárias. Os encontros acontecerão  a cada duas semanas para analisar o relatório e discutir propostas que possam contribuir para um jornalismo que atenda às demandas dos joinvilenses.

(Reproduzido de Revi/Ielusc)