Mais de 20 entidades da sociedade discutiram o projeto

A participação popular foi intensa no primeiro debate público promovido pelo GPS-Jor em Joinville, na noite de 20 de outubro. A lista que registrou as presenças ultrapassou uma centena de assinaturas, mas a diversidade de origem dos debatedores chamou a atenção: mais de 20 organizações da sociedade local estiveram representadas. De entidades empresariais (como CDL e ACIJ) a sindicatos (como Sinsej, Sindicato dos Empregados na Saúde e Simpronorte), passando por movimentos sociais (movimento negro, Associação Arco-Íris, Movimento Estudantil Liberdade e Luta, Centro de Direitos Humanos), todos puderam conhecer a proposta do GPS-Jor e se engajar nessa iniciativa coletiva.

Entidades como Ordem dos Advogados, Observatório Social e Instituto Viva Cidade, além de representantes de órgãos públicos, como o Conselho Municipal de Cultura e a Câmara Municipal, também enviaram seus representantes. Meios de comunicação tradicional (como A Notícia, Notícias do Dia e as rádios Cultura AM, 89 FM e Joinville Cultural) e alternativos (Mangue Livre/Chuva Ácida, Folha da Babitonga, Notícias da Vila, Agora Joinville, Jornal Comunitário Morro do Meio), além de profissionais do mercado, alunos e professores do Ielusc, Univille e UFSC também marcaram presença.

Para a professora Marilia de Moraes, uma das organizadoras desse primeiro evento, o debate conseguiu alavancar questões pertinentes ao momento de rupturas e mudanças de paradigmas vividas pelo jornalismo e, consequentemente, pelos consumidores das notícias. “Foi só nosso primeiro evento de mobilização. Vamos continuar em diálogo permanente com esses grupos. Ouvi-los será importantíssimo para o projeto”, disse.

Os próximos debates públicos deverão acontecer na primeira metade de 2017. Nesse meio tempo, quem quiser pode participar das discussões online no site do projeto (http://gpsjor.sites.ufsc.br) e respondendo o questionário sobre a qualidade do jornalismo de Joinville (https://pt.surveymonkey.com/r/GQTXW6M).