Debate sobre jornalismo reúne profissionais e lideranças sociais em Joinville no dia 20

Promover um diálogo entre jornalistas e a sociedade de Joinville é a proposta do 1º Debate sobre Jornalismo que ocorre nesta quinta-feira (20/10), a partir das 19 horas, no Auditório do Bom Jesus/Ielusc. A iniciativa integra o projeto “GPSJor – Governança, Produção e Sustentabilidade para um Jornalismo de novo tipo”, realizado por 20 pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus Ielusc.

Conforme o coordenador do GPSJor, professor Jacques Mick (UFSC), a intenção é envolver lideranças sociais de Joinville numa ampla discussão sobre a informação jornalística local. “As transformações tecnológicas, a situação econômica atual, as reviravoltas políticas, tudo isso afeta o jornalismo. Partimos do princípio de que jornalistas e sociedade precisam, antes de tudo, conversar e então pensar em alternativas que assegurem a qualidade e o acesso à informação”, explica Mick.

Até junho do próximo ano, o projeto prevê a aplicação de questionários e outros instrumentos de pequisa, sessões de discussão em grupos menores, além de mais debates públicos. O pesquisador Samuel Lima (UFSC), que também integra o GPS Jor, destaca a importância de refletir sobre mecanismos de autofinanciamento do jornalismo.  “Queremos pensar num modelo de governança social para o jornalismo, ou seja, enfrentar o desafio de acolher a participação do público”, afirma Lima.

Joinville foi escolhida como piloto para a pesquisa por ser a cidade mais populosa de Santa Catarina e pela afinidade de Mick e Lima com o curso de Jornalismo do Ielusc, onde ambos já atuaram. A intenção é realizar em Joinville uma experiência piloto de interação social, que possa ser reproduzida a outras cidades.

Durante o debate desta quinta-feira, qualquer participante poderá opinar, questionar ou fazer sugestões. “Não é uma palestra. Haverá duas breves explanações sobre o projeto, mas o que queremos mesmo é começar a ouvir a sociedade, por meio das lideranças comunitárias, representantes de classe, ONGs, enfim, de todos os segmentos sociais e, é claro, dos jornalistas”, conta a professora Marília Crispi de Moraes (Ielusc). A entrada é franca e não há necessidade de inscrição prévia.

O que: Debate Público sobre Jornalismo em Joinville
Onde: Auditório do Bom Jesus Ielusc  (Unidade Centro: Rua Princesa Isabel, 438)
Quando: quinta-feira (20 de outubro), 19h
Quanto: entrada franca